O sistema de alarme é um conjunto de dispositivos eletrônicos, como sensores de movimento, magnéticos e outros que são instalados em um estabelecimento a fim de detectar possíveis eventos indesejados que possam sugerir risco para a vida e os bens das pessoas que ali residem, trabalham ou frequentam. Através do celular é possível acompanhar todos os eventos enviados pela central.
PLACA
Pode ser considerada como “cérebro” do sistema. É ela quem recebe e envia todas as informações do sistema de alarme. Esta transmite dados através de uma linha telefônica ou módulos GPRS para o celular do cliente. Possui saídas independentes como alimentação 12V, saída para sirene, saída PGM (pode ser programada várias funções) e o números de zonas variam de acordo com o modelo da placa, cada zona pode ser programada com funções individuais (zona imediata, temporizada, 24hs audível, 24hs silenciosa e arme/desarme).
TECLADO
Envia e recebe informações da placa. Nele é feito o cadastramento de senhas para a identificação de usuários, visualização de status de zonas, problemas no sistema, memória de disparo e anulação de zonas.
SIRENE
Tem como função alertar, através de sinal sonoro, havendo violação de zonas. Quando o sensor for violado emite sinal sonoro. Sua intensidade sonora, alimentação, corrente e dimensões variam conforme a marca.
TRANSFORMADOR
São aparelhos estáticos que transportam energia elétrica, por indução eletromagnética, do primário (entrada) para o secundário (saída). Os valores da tensão e da Corrente Nominal são alterados, porém, a potência, no caso do transformador ideal, e a frequência se mantêm inalterados. As principais variáveis que definem o dimensionamento de um transformador são a bitola dos condutores (Corrente Nominal) e o material isolante utilizado (tensão). Para sistemas de alarme o transformador possui entrada 127/220 VAC e saída 16 VAC 350mA.
BATERIA
Garante o fornecimento de energia para o equipamento em casos de falta de energia. Através de um inversor de saída entra em ação imediatamente após a queda de energia sem afetar a operação dos equipamentos que estão a eles conectados. O tempo de bateria ou no-break geralmente consegue suprir a energia até a volta da energia elétrica.
SENSORES
Dispositivos que mudam seu comportamento sob a ação de uma grandeza física, podendo fornecer direta ou indiretamente um sinal que indique esta grandeza. Quando operam diretamente, convertendo uma forma de energia neutra, são chamados transdutores. Os de operação indireta alteram suas propriedades, como a resistência, a capacitância ou a indutância, sob ação de uma grandeza. Existem sensores que apresentam diversas funções, são instalados de acordo com o ambiente e a necessidade do local.
SENSOR DE ÁREA FECHADA
O sensor de infravermelho passivo IVP 3000 PET oferece detecção eficiente com redução do risco de disparos falsos causados pela detecção de animais domésticos. O detector irá soar o alarme quando uma pessoa entrar na área de detecção, porém não o fará quando animais domésticos entrarem na área protegida.
Compensação automática de temperatura
» Redução de disparos falsos causados por interferência
» Contador de pulsos ajustável
» Proteção contra violação (tamper)
» LED ligado/desligado selecionável
» Saída de alarme NF/NA selecionável
» Alta imunidade contra EMI/RFI
» Microprocessado
» Suporte incluso
SENSOR DE ÁREA SEMI ABERTA
Sensibilidade de micro-ondas ajustável, tecnologia de proteção contra violação, contador de pulsos ajustável, pirossensor infravermelho (duplo elemento), compensação automática de temperatura, lentes de filtro óptico especiais, antiluz branca de intensidade > 10.000 lux para áreas semiabertas.
» Proteção contra violação (tamper)
» Contador de pulsos ajustável
» Saída de alarme NF/NA, adequado para todos os tipos de sistema de alarme
» Compensação automática de temperatura, evitando falso disparo
» Processador MCU
» Acompanha suporte
SENSOR DE ÁREA ABERTA
O IVP 3000 MW EX é um supersensor de tripla tecnologia – infravermelho passivo, micro-ondas e função Pet Immunity – para áreas externas. Foi desenvolvido para instalações que exigem alto nível de precisão e robustez.
» Pet Immunnity: Com essa tecnologia o dispositivo é capaz de identificar as verdadeiras ameaças e ignora os pequenos animais no ambiente.
» Micro-ondas: A tecnologia micro-ondas 10,5 GHz de efeito Doppler permite ao supersensor realizar uma leitura precisa do ambiente, minimizando a possibilidade de disparos indevidos.
» Lente branca Fresnel: As lentes do tipo Fresnel possibilitam alto desempenho na detecção de intrusos. Com alcance de até 12 metros, o IVP 3000 MW EX possui a maior área de detecção da categoria.
» Speed-clip: Com o exclusivo sistema Speed-clip, a conexão dos cabos ficou mais rápida, fácil e segura. O sistema dispensa a abertura do sensor na instalação, evitando o contato com o circuito interno.
» Tripla tecnologia: O IVP 3000 MW EX foi desenvolvido com a mais recente tecnologia na detecção de intrusos. Possui tripla tecnologia – Infravermelho passivo, micro-ondas e função PET Immunity – o que garante maior robustez e minimiza o risco de disparos indevidos, inimigo nº 1 das centrais de monitoramento.
» Mais seguro: Com sensores antitamper nas partes frontal e traseira, o dispositivo garante maior segurança contra tentativas de abertura ou remoção do sensor.
» Suporte inoxidável: O supersensor possui o exclusivo suporte Intelbras em aço inoxidável, que permite instalação em postes, paredes ou cantos sem alterar suas características originais, mesmo quando instalado em ambientes externos e severos.
» Compensação real de temperatura: A tecnologia Intelbras de compensação real de temperatura, permite que o sensor seja instalado em locais com mudanças climáticas extremas. O supersensor é capaz de se adaptar a qualquer ambiente.
» Intelbras SHIELD: Projetado para ser imune à interferências eletromagnéticas e radiofrequência, o supersensor conta com um escudo em seu circuito eletrônico que o protege contra irradiação de frequências inimigas.
» IP65 – Índice de proteção: Com proteção IP65, o IVP 3000 MW EX foi desenvolvido para suportar sol, chuva, poeira e demais condições adversas.
» Homologação Anatel: No Brasil, a homologação ANATEL é obrigatória para todos os sensores infravermelhos com tecnologia de micro-ondas. Portanto, fuja de produtos “fora da lei” e garanta a segurança do seu projeto.
SENSOR IVA ATIVO 60 E 100 METROS
O sensor IVA 3100 Digital foi feito para atender os mais altos padrões de qualidade. Cada feixe tem sua modulação digital que garante uma incrível imunidade à luz solar e aos faróis de veículos. Mesmo em situações meteorológicas severas, sua potência garante o funcionamento sem nenhum problema.
» Alcance de 100 m externos
» Microcontrolado
» Duplo feixe
» Modulação de frequência digita
» Grau de proteção IP55
» Telescópio para alinhamento
» Blindagem metálica para proteção eletromagnética (EMI/RFI)
SENSOR MAGNÉTICO
Para abertura de portas, janelas e etc.. Existem magnéticos do tipo blindado (utilizado para portas de aço), sobrepor (para portas sociais e janelas) e embutir (para portas de madeira).
BOTÃO DE PÂNICO
Poderá ser acionado de forma discreta em caso de rendição, trabalha como uma chave normal aberta ou normal fechada. Existem dois tipos: fixo ou móvel.